Mais Um Ano Com Frio em Casa… Que Influência tem as Janelas na Qualidade Térmica da sua Casa?

No mundo atual, onde a preocupação com o meio ambiente e a economia de energia são essenciais, a escolha das janelas certas desempenha um papel fundamental. Além de trazer conforto e reduzir as necessidades de climatização, as janelas eficientes também podem fazer maravilhas para o seu bolso. Mas como escolher a opção ideal? Por onde começar? E quais características são mais importantes?

O principal passo é entender os diferentes elementos que compõem uma janela eficiente, e quais as suas influências.

1. Caixilho

Começando pelo caixilho, há uma variedade de materiais disponíveis, como alumínio, PVC e madeira. Embora o alumínio seja conhecido por sua resistência mecânica, é necessário um componente adicional para melhorar o desempenho térmico. Já o PVC destaca-se pelo excelente desempenho térmico e pelo custo mais acessível. Por outro lado, os caixilhos de madeira oferecem bom desempenho térmico, mas geralmente são mais caros e requerem cuidados adicionais de manutenção.

2. Vidro

No que diz respeito ao vidro, a opção mais comum são os vidros duplos, que consistem em duas camadas de vidro separadas por um espaço de ar selado, proporcionando melhor isolamento térmico e acústico em comparação com os vidros simples. Para melhorar ainda mais o desempenho térmico, os vidros triplos são uma alternativa, com três camadas de vidro separadas por espaços de ar selados e a possibilidade de introduzir um gás nobre entre eles. Para maior segurança, os vidros laminados são a melhor escolha, pois possuem uma película

3. Abertura

O tipo de abertura também desempenha um papel importante na eficiência energética, acústica e na renovação do ar interior. As opções mais comuns são as janelas de correr, de batente, fixas e oscilobatentes. Embora as janelas de correr sejam populares, é importante destacar que apresentam pior desempenho energético e acústico.

4. Ventilação

Para uma adequada renovação do ar interior, é possível adotar estratégias de ventilação natural ou mecânica. A ventilação natural não envolve custos de operação, enquanto a ventilação mecânica requer consumo de eletricidade e pode gerar algum ruído. Abrir as janelas é uma das formas mais eficazes de renovar o ar dos espaços interiores, especialmente quando se opta por janelas mais eficientes, que também são altamente estanques.

A escolha de janelas eficientes é um investimento inteligente para o seu lar, trazendo benefícios tanto para o seu conforto quanto para o meio ambiente. Além de contribuir para a redução do consumo de energia, essas janelas proporcionam um ambiente mais agradável, reduzem os ruídos externos e valorizam a sustentabilidade do seu imóvel. Portanto, ao considerar a substituição das janelas, leve em conta a eficiência energética e faça uma escolha que irá melhorar significativamente a sua qualidade de vida, ao mesmo tempo em que preserva os recursos naturais.

Anterior
Anterior

Arrendar com a Possibilidade de Comprar o Imóvel é uma Opção Viável para o Proprietário e para o Inquilino?

Próximo
Próximo

“Estou Emigrado e Não Quero Comprar Casa em Portugal Para Não Ter Chatices”