Quer impactar o mercado habitacional? Então Reabilite  

Uma das formas que um investidor tem de criar valor ao mercado imobiliário é utilizar técnicas de construção para melhorar os imóveis que compra, muitos deles sem condições de habitabilidade. No entanto, muitas obras falham em questões de estabilidade estrutural.

Em imóveis em mau estado é possível encontrar elementos estruturais com necessidade de manutenção. O caso mais habitual no que respeita ao fraco estado de conservação dos elementos estruturais são as condições estruturais de coberturas dos edifícios com mais de 50 anos, maior parte em madeira. Apenas um especialista poderá analisar as condições de segurança dessa estrutura.

A reabilitação estrutural pode envolver intervenções como reforço de fundações, substituição de elementos de madeira por materiais mais modernos e resistentes, e a implementação de sistemas antissísmicos em áreas propensas a esse tipo de evento. A avaliação da condição das instalações elétricas e hidráulicas também é crítica, garantindo que o imóvel atenda aos padrões de segurança atuais.

Existem inúmeros exemplos que abordam a importância da reabilitação no património habitacional, como é o caso das seguintes fotografias. O recobrimento das lajes e das vigas desgastou-se devido à sua exposição às condições climatéricas, o que provocou a exposição das armaduras.

 As armaduras são elementos fundamentais para a estabilidade da estrutura, e expostas, acabam por perder as suas propriedades.

Sendo assim, é essencial realizar a sua manutenção com produtos indicados para o efeito. Um dos produtos mais indicados são as argamassas cimentícias próprias para proteção de armaduras e recobrimento.

Todas as técnicas de construção utilizadas para a reabilitação desempenham um papel vital na preservação do património arquitetónico. O papel dos especialistas é essencial para garantir não apenas a segurança estrutural, mas também para criar espaços habitáveis que atendam aos padrões modernos. Este compromisso não só transforma propriedades negligenciadas em ativos valiosos, mas também eleva o padrão de qualidade e segurança de todo o mercado.

Anterior
Anterior

Diploma SIMPLEX – Não haveria forma de simplificar a burocracia sem aumentar o risco para os promotores?

Próximo
Próximo

CPCV com Reforço de Sinal – Será a estratégia perfeita para o seu problema?